AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO INSTAGRAM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Docência, Educação Infantil, Instagram, Tecnologias DigitaisResumo
A docência na Educação Infantil é uma temática que requer cuidados especiais, em virtude do público-alvo dessa etapa da educação básica ser composto por crianças de 0 a 5 anos de idade - seres vulneráveis, que dependem muito do olhar atento do docente para se desenvolver bem. Assim, discutir sobre esse tema tão importante é fundamental para a formação integral dos pequenos, como previsto na LDB 9.394/96. Nesse viés, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades pedagógicas do Instagram para a docência na Educação Infantil, no trabalho de uma professora dessa etapa educativa. Para tal, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a partir da revisão da literatura, e a observação do trabalho realizado pela professora na referida rede social. Assim, como resultados obtidos, pode-se considerar que o Instagram tem se tornado um espaço importante no apoio pedagógico de práticas desenvolvidas por professores, e que diante de um momento de pandemia, como o que se vivencia atualmente, essa rede social pode promover resultados positivos para o processo de ensino-aprendizagem.