A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS VIII

Autores

  • Maria Valdislene Braz Castor
  • Vinicius Silva Santos
  • Jacques Fernandes Santos

Palavras-chave:

Ensino Superior, Vivências Universitárias, Formação Acadêmica, UNEB, Campus VIII

Resumo

O principal objetivo desse trabalho é analisar as motivações que levaram os alunos a optarem pelo curso de Pedagogia da UNEB/Campus VIII, os principais desafios encontrados pelos discentes durante o curso. Para tanto, se buscou saber também como os alunos veem o funcionamento/organização do curso de Pedagogia, uma vez que tal premissa impacta diretamente nas condições de manutenção do aluno no mesmo. Trata-se de um estudo baseado na abordagem qualitativa, sendo caracterizado quanto aos fins como sendo uma pesquisa descritiva e explicativa realizado com 131 discentes do curso de Pedagogia da UNEB/Campus VIII, escolhidos intencionalmente por amostra não probabilística, que buscou escutar o maior número de alunos. De acordo com o funcionamento/organização do curso, a maior parte dos entrevistados afirma que não tem nada a reclamar, classificando a gestão e o próprio curso como “ótimos” além de declararem que são bem atendidos no colegiado, confirmando um bom suporte técnico na resolução de situações e problemas. Por fim, percebe-se a necessidade da universidade ampliar a visão, primando pelo desenvolvimento de politicas de assistência estudantil que garantam o acompanhamento da vida do aluno, a sua plena formação no decorrer do processo acadêmico.

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Publicado

01.12.2017