ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES: práticas docentes desenvolvidas em classes multisseriadas
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Classes multisseriadas, Ação docenteResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações que envolvem o processo de ensino-aprendizagem em classes multisseriadas. Trata-se de um estudo qualitativo, onde se buscou contextualizar a temática através de análises bibliográficas e aspectos presentes na legislação que asseguram a oferta dessa modalidade de ensino. Durante a pesquisa, sentiu-se a necessidade de realizar entrevistas com professores que atuam na rede municipal de ensino do município de Sitio do Quinto Bahia/BA, em escolas localizadas na zona rural onde prevalece a ação docente diante da realidade da multissérie. Diante dos resultados das entrevistas, em comparação com os dados bibliográficos foi possível constatar que mesmo que alguns educadores tenham permanentes dificuldades perante sua atuação em classes multisseriadas, consideram o processo de ensinoaprendizagem como significativo, sendo resultado de um trabalho docente que seja eficaz, entretanto, é reconhecível a necessidade de elaboração de um plano de ação voltado para essa modalidade de ensino.