PEDAGOGIA SOCIAL: nova perspectiva de estudo aplicada a realidade do municipio de Coronel João Sá-BA

Autores

  • Willian Lima Santos
  • Eliana de Jesus Menezes

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Políticas Sociais, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a realidade da pedagogia social no município de Coronel João Sá - BA, desde o seu surgimento até os dias atuais, tendo como objeto de estudo o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Para tal, adotou-se como metodologia inicial desta pesquisa uma minuciosa revisão de literatura com autores que contextualizam e conceituam a pedagogia social e as atribuições dos profissionais que nela atuam. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de realizar visita in loco para aprimoramento das ideais, e construção de uma síntese histórica referente ao surgimento da instituição CAPS neste município baiano. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de aplicar questionário com uma pedagogia que atua no CAPS, da cidade de Cel. João Sá/BA, o qual atende toda a demanda populacional da região. Através das análises realizadas é possível afirmar que o pedagogo social, mesmo enfrentando obstáculos na sua formação inicial quanto estudante de pedagogia, desempenha com funcionalidade seu papel de mediador e coordena as relações socais em instituições não escolares.

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Publicado

01.12.2017