A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR: A transformação da sala de aula em um tribunal de exclusões nos vereditos do juízo professoral

Autores

  • Bruna Santana de Oliveira
  • Jacques Fernandes Santos
  • Vinicius Silva Santos

Palavras-chave:

Educação Infantil, Violência Simbólica, Vereditos. Práticas

Resumo

O objetivo deste trabalho é entender como ocorre a prática da violência simbólica no contexto escolar, de modo a identificar os tipos de exclusões imputadas em sala de aula, onde a prática da violência simbólica caracteriza esse espaço como um tribunal de exclusões fazendo surgir diferentes vereditos nas práticas pedagógicas que segue de acordo com o juízo professoral construído nas relações sociais. A metodologia de pesquisa que orientou o presente estudo foi a abordagem qualitativa conforme definição das ciências sociais e humanas. Ademais, o estudo caracteriza-se como sendo metodologia descritiva e explicativa, enquanto aos meios como sendo de campo com três professoras da Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino do município de Paulo Afonso. O resultado da pesquisa evidencia as exclusões ocorridas em sala de aula, em que há exigências prévias dos professores que define as apreciações e depreciações nas práticas. Sendo necessário um olhar aprofundado nas relações do campo escolar que não se limita no ensino-aprendizagem, revelando a importância de um olhar aprofundado na formação dos professores.

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Publicado

01.12.2017