LÍNGUA BRASEIRA DE SINAIS: uma reflexão sobre a integração e inclusão do aluno surdo na escola pública

Autores

  • Valdice Laurinda Nunes
  • Willian Lima Santos
  • Svetlana da Silva Ribeiro Chaves

Palavras-chave:

Libras, Inclusão, Alunos surdos, Escolas públicas

Resumo

O ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras nos cursos de formação de professores tem se constituído de uma ferramenta eficaz para a interação e comunicação com os surdos dentro e fora do ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre a forma como a Libras possibilita o processo de inclusão e integração de alunos surdos nas escolas da rede pública de ensino. Para tal, adotou-se como metodologia inicial de pesquisa uma revisão de literatura com autores que contextualizam a inserção da Libras no contexto escolar e os desafios para a inclusão. No decorrer do trabalho sentiu-se a necessidade de realizar algumas entrevistas com professores que atuam em escolas públicas do município de Pedro Alexandre - BA. Através das análises bibliográficas e dos resultados apurados nas entrevistas, foi possível constatar que apesar da Libras ser utilizada dentro do espaço escolar como uma ferramenta de comunicação entre professor-aluno, alunos-surdos com os ouvintes, a interação existente entre os sujeitos que participam do ambiente escolar ainda não ocorre de forma significativa, logo, os alunos portadores de surdez integram o espaço escolar, mas não participam ativamente da construção do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

01.12.2017