A TRILHA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DO BRASIL DA COLONIZAÇÃO À DESCOLONIZAÇÃO

Autores

  • Carlos Henrique Brandão Gomes
  • Reginaldo Pereira dos Santos Junior
  • Rita de Kássia Gomes Novaes de Lima

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca, colonialismo, cultura

Resumo

A relevância conquistada pela língua inglesa no contexto mundial tem sido crescente ao longo das últimas décadas, sendo, na atualidade, considerada uma língua internacional - LI ou língua franca – LF. No Brasil, apesar da oferta do inglês como disciplina a partir do 6º ano, o domínio e fluência no idioma ainda se limitam a poucos. O presente artigo traça a trajetória da língua inglesa observando aspectos relacionados ao processo de colonização tanto do Brasil como dos Estados Unidos da América, como referência na compreensão do papel desempenhado pelo etnocentrismo, a partir de uma visão eurocêntrica nas mudanças culturais ocorridas principalmente em países latino americanos. Também demonstra que, apesar do fim da colonização, a presença dos países falantes da língua inglesa ainda impacta diretamente na maneira como a língua é ensinada e aprendida na escola e nos cursos de idioma. Nas escolas, a mudança promovida pela BNCC em relação ao ensino de língua estrangeira, especificamente o inglês, traz a disciplina sob a perspectiva de língua franca-LF, desvinculando-a parcialmente dos países onde o idioma é primeira língua, rompendo com paradigmas estabelecidos tão longamente pela cultura destes países. A descolonização e a interculturalidade são conceitos que permeiam a proposta de ensino de inglês enquanto língua para comunicação, respeitando as particularidades existentes em cada contexto.

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Publicado

01.08.2021