O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI E A ESCOLA: contribuições à luz da Psicologia Histórico- Cultural

Autores

  • Juliana Zanon Ferreira
  • Gilson Gomes Coelho
  • Andréia Aparecida Ferraz

Palavras-chave:

fracasso escolar, adolescente em conflito com a lei, psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo visa contribuir para a ampliação da compreensão da escolarização do adolescente em conflito com a lei, na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a consulta à bases bibliográficas e pesquisa em fontes de dados sobre o tema, a fim de efetivar um levantamento sobre o estado da arte. Observa-se que a pesquisasobre a escolarização deste público equivale a uma porcentagem pequena em comparação à produção científica referente ao adolescente em conflito com a lei, sob outros aspectos. Ainda, a importância do projeto político pedagógico e teorias críticas que embasem o trabalho ainda são relegadas à segundo plano pelas escolas e ainda pelos pesquisadores da área. Busca-se compreender o aluno com medidas sócio educativas em seus aspectos intrínsecos, pouco considerando o contexto sócio-político-econômico, as relações de poder, de classe e a função social da escola na sociedade Capitalista. Em um primeiro momento apresentamos os dados do fracasso escolar entre adolescentes em conflito com e lei, em um segundo momento traremos os pressupostos da psicologia histórico-cultural que podem nortear a reflexão acerca da problemática.

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Publicado

01.12.2017