GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O que pensam as professoras e professores sobre o tratamento de meninos e de meninas na escola?

Autores

  • Morgana Larissa Maciel Henrique
  • Vinicius Silva Santos
  • Jacques Fernandes Santos

Palavras-chave:

Gênero, Escola, Formação Docente, Sexualidade, Educação Infantil

Resumo

O objetivo principal desse trabalho em entender como as professoras e professores da educação infantil veem a formação de meninos e meninas no contexto escolar, de modo a identificar se existe algum tipo de tratamento diferenciado às individualidades de meninos e meninas no contexto da escola pesquisada, e analisar como a mesma se organiza para acolher, conviver e educar as crianças na educação infantil. A metodologia de pesquisa que orientou esse estudo é de abordagem qualitativa de acordo com as ciências humanas e sociais. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo: descritiva, explicativa e de campo realizada com cinco professoras da Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino do município de Paulo Afonso-Bahia. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que há carência no espaço educacional acerca dos temas referentes ao gênero e sexualidade no contexto escolar. Foi possível identificar pouca afinidade por parte das professoras envolvidas na pesquisa com as questões relacionadas às construções de gênero, e isso pode ser considerado pelo fato da ausência de formação complementar e de qualificação profissionais referentes ao tema. Por fim, no que se refere às questões de gênero e sexualidade foi possível notar que é preciso criar estratégias que esclareçam e estimulem a reflexão da comunidade escolar com relação a essa temática.

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Publicado

01.07.2017