A ADAPTAÇÃO COMO UM RECURSO PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • João Gabriel Carvalho Marcelino
  • Edvania Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

Adaptação, Leitura, Literatura, Ensino Profissionalizante

Resumo

Este trabalho refere-se ao estudo do uso de adaptações como uma ferramenta para auxiliar o ensino de Literatura no Ensino Médio Profissionalizante; modalidade que tem carga horária reduzida na disciplina de Língua Portuguesa, se comparada a modalidade mais comum do Ensino Médio. Possuindo o objetivo de aplicar as adaptações aliadas ao conteúdo previsto para as turmas na unidade escolar, a pesquisa tratou do hábito de leitura dos estudantes e professores, buscando caracterizar o contato e o conhecimento dos dois grupos em relação as adaptações, e, posteriormente, desenvolveu atividades relacionadas as adaptações que estabelecem paralelos com as escolas literárias discutidas. Para a pesquisa utilizamse os estudos de Hutcheon, Candido, Almeida, Sell, os Parâmetros curriculares nacionais, entre outros. Ao final, foi possível inferir que o uso de adaptações e de obras audiovisuais pode ser uma ferramenta importante na formação leitora, uma vez que a adaptação não utiliza somente de recursos textuais para compor sua obra, permitindo leituras críticas e comparativas entre obras originais e adaptadas, além poder ser um incentivador do hábito de leitura.

Downloads

Publicado

01.07.2017