A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: Dilemas na contemporaneidade

Autores

  • Ana Cristina da Silva
  • Willian Lima Santos

Palavras-chave:

Professor-pesquisador, prática docente, pesquisa

Resumo

A pesquisa em educação vem no decorrer dos anos sofrendo algumas alterações devido à própria conduta do homem, em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, num momento em que não basta apenas ser bom no que faz, mas por meio da pesquisa construir sua individualidade no universo profissional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação do professor enquanto pesquisador de sua prática na contemporaneidade. Para tal, adotou-se como metodologia uma minuciosa revisão de literatura contextualizando a pesquisa em educação no Brasil, desde o seu surgimento até os dias atuais, enfatizando as dificuldades que o docente enfrenta diariamente em sala de aula, e a partir de outros aspectos que desmotivam o ato de pesquisar no âmbito escolar. Através deste estudo, foi possível perceber a real situação da prática docente e a acomodação do professor, logo, pesquisar torna-se algo que ele não adota no desempenho de suas atividades, indo de encontro ao que ele havia aprendido na teoria durante a sua formação. Também foi possível identificar a necessidade do professor está continuamente em processo de atualização do conhecimento, tendo em vista que as novas tecnologias estão, cada vez mais, acessíveis para a população.

Downloads

Publicado

01.07.2017