LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA: Contribuições para o ensino

Autores

  • Francisco Bezerra dos Santos

Palavras-chave:

Incentivo, Leitura, Literatura indígena, Sala de aula

Resumo

Na composição da literatura dos povos indígenas ganha destaque as narrativas míticas, lendárias com representações das ancestralidades tribais. No entanto, essa literatura ainda é praticamente desconhecida e pouco ou quase nunca trabalhada nas escolas. Assim, acredita-se que esta literatura pode ser inserida na sala de aula para instigar o gosto pela leitura dos alunos, assim como conhecerem outros tipos de literatura. O indivíduo que lê bastante está mais integrado ao seu meio, porém a leitura não é simplesmente decifrar códigos linguísticos. O ato de ler é bem mais que a definição da palavra propriamente dita, é entender, interpretar, debater e comparar. É também por meio da leitura que podemos conhecer nosso próprio contexto e as especificidades do lugar em que habitamos. Partindo deste contexto, o presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a utilização da literatura indígena na sala de aula. Para a concretização desta pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com estudiosos da temática em questão. Pretende-se com esse trabalho apontar novas formas de abordagens de leitura e do uso da literatura indígena na escola. Acreditamos na relevância desta pesquisa, uma vez que há uma grande necessidade de promover discussões em torno da literatura de autoria indígena no Brasil.

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Publicado

01.07.2017