LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA: Contribuições para o ensino
Palavras-chave:
Incentivo, Leitura, Literatura indígena, Sala de aulaResumo
Na composição da literatura dos povos indígenas ganha destaque as narrativas míticas, lendárias com representações das ancestralidades tribais. No entanto, essa literatura ainda é praticamente desconhecida e pouco ou quase nunca trabalhada nas escolas. Assim, acredita-se que esta literatura pode ser inserida na sala de aula para instigar o gosto pela leitura dos alunos, assim como conhecerem outros tipos de literatura. O indivíduo que lê bastante está mais integrado ao seu meio, porém a leitura não é simplesmente decifrar códigos linguísticos. O ato de ler é bem mais que a definição da palavra propriamente dita, é entender, interpretar, debater e comparar. É também por meio da leitura que podemos conhecer nosso próprio contexto e as especificidades do lugar em que habitamos. Partindo deste contexto, o presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a utilização da literatura indígena na sala de aula. Para a concretização desta pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com estudiosos da temática em questão. Pretende-se com esse trabalho apontar novas formas de abordagens de leitura e do uso da literatura indígena na escola. Acreditamos na relevância desta pesquisa, uma vez que há uma grande necessidade de promover discussões em torno da literatura de autoria indígena no Brasil.