PRODUÇÃO TEXTUAL E ENSINO: Considerações sobre letramento, formação e identidade do professor de língua materna

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior
  • Eliane Bezerra da Silva

Palavras-chave:

Produção Textual, Língua Portuguesa, NarrativaAutobiográfica

Resumo

O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Objetiva refletir sobre o ensino de produção textual em língua portuguesa como língua materna através de pontos importantes como a constituição do letramento do professor para/na prática da produção textual, a formação docente e a identidade profissional adquirida pelo professor no decorrer de seu trajeto em sala de aula. Assim, denominamos a narrativa autobiográfica como corpus da pesquisa, utilizando, para a análise, o método interpretativista da pesquisa qualitativa, dividindo-a em dois tópicos: a carga horária da disciplina de língua portuguesa e o planejamento educacional, atrelando essas noções à produção textual em sala de aula e as possíveis implicações desses aspectos para a obtenção de resultados positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, as principais constatações giram em torno de uma crise na identidade dos docentes colaboradores, por alguns pontos que levam o professor a deixar de lado a busca por qualificação necessária para a constituição de olhares contemporâneos para a produção textual de seus alunos, o que dificulta o processo de letramento, sejam eles: a desvalorização profissional, as relações interpessoais e a falta de planejamento educacional para abranger os conteúdos necessários na curta carga horária da disciplina.

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Publicado

01.12.2016