AULA PÚBLICA: Catalogação de um gênero discursivo

Autores

  • Felipe Freitag

Palavras-chave:

Aula pública, Gênero discursivo, Método comparatista, Linguística

Resumo

Esse artigo tem por finalidade evidenciar a existência sociocultural do gênero discursivo aula pública, de forma a catalogá-lo (mesmo que primariamente) diante da comprovação da sua ainda não classificação e sistematização científica na área dos Estudos Linguísticos (mais detidamente no campo do uso da língua, da língua como prática e como interação humana e da oralidade). Para essa catalogação, utiliza-se o conceito de gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, como aporte teórico definidor das características do gênero discursivo aula pública, o qual se parametriza por um tema, um estilo e uma composição singulares. Para comprovar que a aula pública é um gênero do discurso, utiliza-se o método do comparatismo linguístico (Linguística estrutural) sob a forma do conceito de disciplinarização, de Chiss e Puech, no sentido de que tal metodologia propõe definir um ponto de vista de relações e de interrelações entre categorias (no caso desse artigo, da língua, ou seja, dos gêneros do discurso entre si), colocando em voga as diferenças e as familiaridades entre alguns gêneros discursivos para se construir um produto final implicado em um objeto conceitual novo. Como resultado final desse estudo, apresenta-se um registro teórico-científico sucinto que traz as principais características do gênero aula pública como um acontecimento discursivo dentro das sociovivências do século XXI.

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Publicado

01.12.2016