ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: (im)possibilidades na formação inicial do pedagogo

Autores

  • Willian Lima Santos
  • Eliana de Jesus Menezes

Palavras-chave:

Pedagogia Empresarial, Estudantes de Pedagogia, EstágioSupervisionado

Resumo

O profissional da educação ao longo de sua trajetória vem conquistando, cada vez mais, espaços não formais para a sua atuação, esta docência que o restringia apenas para as salas de aula das escolas vem se destacando com funcionalidade e êxito dentro das empresas. O pedagogo antes visto apenas como transmissor de conhecimento passa a exercer a função de mediador, desenvolvendo atividades no âmbito empresarial, estimulando os funcionários, promovendo eventos, palestras ou formações continuadas objetivando melhoria na produção e no bem estar daqueles que são responsáveis pelo sucesso da empresa. Entretanto, no Brasil especificamente no Sertão Nordestino a formação do pedagogo ainda está restrita para a sala de aula, os acadêmicos de pedagogia optam pelo curso almejando se tornarem professores para lecionarem nas escolas da rede pública que estão em fase de carência de profissionais específicos da área da educação, logo, não conhece as demais atuações que o pedagogo pode executar no mercado de trabalho, esse problema pode estar diretamente ligado ao currículo do curso elaborado para a região, por ser considerada uma região com precariedades no que diz respeito ao desenvolvimento social e econômico, impossibilitando a oferta de estágios supervisionados em espaços não escolares. Este estudo tem o objetivo de refletir sobre o processo de formação inicial dos estudantes de Pedagogia do Sertão Nordestino, levando em conta a ênfase na docência e a desvalorização cultural das demais áreas de atuação pedagógica. Pesquisa de caráter bibliográfico, baseado em autores que contextualizam o perfil dos acadêmicos de Pedagogia dessa região.

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Publicado

01.12.2016