INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MILITAR PARA FORMAÇÃO DE GESTORES: valores, habilidades e competências.

Autores

  • André Melo Sales
  • Jacques Fernandes Santos
  • Vinícius Silva Santos

Palavras-chave:

Gestão Empresarial, Formação Militar, Liderança

Resumo

Os jovens nascidos nos anos 80, integrantes da chamada ‘geração Y’, começam a figurar na contemporaneidade como gestores empresariais, criando um novo perfil e sendo, muitos destes: dinâmicos, brilhantes, interativos e audaciosos. Porém, quando avaliados por indivíduos de gerações anteriores, muitas vezes são vistos como impacientes ou descomprometidos. Este descompasso de visões suscitou uma gama de estudos, iniciados em 1998 por Jean Guilemin, analisando sociedade, empresas e corporações militares, nos Estados Unidos, denotando que seria resultado de um novo cenário corporativo, fruto da convivência entre baby boomers e gerações “x”, “y” e “z”, com alto grau de intercepção dos modelos militares de educação, que exaltam a importância da hierarquia e disciplina, aplicados também no mundo corporativo. Assim, este estudo aborda uma tentativa de releitura local do estudo de Guilhemin, utilizando como escopo profissionais formados em Administração pela FASETE, que foram oficiais do serviço militar, através da 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso, unidade do Exército Brasileiro. Oferece, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, baseada em metodologia de grupo focal, com profissionais que serviram como oficiais do exército, atuantes como gestores do mercado privado ou em cargos de gerência, diretoria e coordenação. Por fim, estabelece-se uma linha de comportamentos no grupo focal utilizado, concluindo que os hábitos da educação militar têm colaborado com um novo perfil gerencial no mercado.

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Publicado

01.12.2016