DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: Vivência e desenvolvimento motor no ensino Fundamental I

Autores

  • Neila Rakel de Souza Oliveira Silva

Palavras-chave:

Dança, Desenvolvimento Motor, EducaçãoFísica

Resumo

O presente artigo objetivou apresentar dados da revisão bibliográfica, dados da pesquisa descritiva e da pesquisa de campo realizada em uma instituição de Ensino Fundamental I, particular, na cidade de Paulo Afonso-BA e teve como objeto de estudo a Dança e Educação Física: Vivência e Desenvolvimento Motor no Ensino Fundamental I. O estudo buscou investigar a contribuição do conteúdo Dança nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor do escolar. Para tanto, o trabalho utilizou da pesquisa quantitativa, por meio da aplicação quatro testes motores como instrumento de coleta de dados baseados em Rosa Neto (2002), esses testes tratam de provas determinadas que permitam medir, em um individuo, seu desenvolvimento em Motricidade Fina, Global, Equilíbrio e Esquema Corporal em um grupo de 10 crianças matriculadas no Ensino Fundamental I com idade de 6 e 7 anos. Os testes foram realizados em dois momentos, o primeiro se deu no início do ano letivo e o segundo, após um bimestre de aulas do conteúdo dança ministradas durante as aulas de Educação Física escolar. A pesquisa revelou por meio dos resultados obtidos que a Dança vivenciada nas aulas de Educação Física contribuem diretamente para o desenvolvimento motor do escolar, além de comprovar a importância da aplicação do mesmo nesse nível escolar.

Downloads

Publicado

01.12.2016