“O OBRIGADO É APENAS UM PAPEL FIXADO NO QUADRO DE AVISOS”: Fatores Organizacionais que Impactam a Motivação de Professores em Manaíra/PB
Palavras-chave:
Motivação, Fatores organizacionais, Professores, Educação PúblicaResumo
Motivação é uma força intrínseca que regula e sustenta ações e comportamentos humanos. Pode ser concebida como processo de tomada de decisão que, na situação de trabalho, impele os indivíduos a executar tarefas e a desempenhar atribuições a partir de suas capacidades e esforços pessoais. Por sua vez a gestão de pessoas se apresenta como área estratégica essencial ao gerenciamento dos recursos humanos, hoje considerado o maior patrimônio das organizações. Responsável por gerir os processos básicos de RH, atua também como mediadora e/ou facilitadora das relações interpessoais. Partindo desta perspectiva, este estudo busca analisar os fatores organizacionais que impactam a motivação de professores da rede pública de educação no município de Manaíra, no estado da Paraíba. O mesmo se configura como pesquisa etnográfica, do tipo experimental e de base qualitativa. O campo da pesquisa envolveu 23 profissionais com 05 a 35 anos de experiência na docência. A coleta de dados se deu através da observação participante e da aplicação de questionário. Os dados revelaram que a falta de reconhecimento profissional, a ausência de autonomia no trabalho, os baixos salários e a hierarquia adotadas pelas unidades de ensino, se revelam como principais fatores que influenciam negativamente a motivação dos trabalhadores da educação pública.