LYOTARD E O FIM DAS METANARRATIVAS: A crônica literária em questão

Autores

  • Edna Caroline Alexandria da Cunha Oliveira

Palavras-chave:

Pós-Moderno, Narrativas, Crônica Literária

Resumo

A cultura pós-moderna se situa no esfacelamento dos discursos tradicionais que ao longo do século XX nortearam diferentes instituições. Para entender onde chegamos é preciso traçar um percurso histórico a partir do surgimento das ideias modernas constituídas em René Descartes, baseadas nos ideais libertários da Revolução Francesa e princípios racionais iluministas.Este artigo discute a crônica literária no contexto pós-moderno.Através de Eric Hobsbawm contextualizamos os acontecimentos político-econômicos que marcaram o século XX, resultantes do pensamento e atitudes do homem moderno. Anthony Giddens defende que não nos deslocamos para além da modernidade e vivemos uma fase de radicalização do período. No entanto, há controvérsias. Para Linda Hutcheon, os efeitos da sociedade globalizada e da sociedade do consumo são características notórias de uma ruptura, logo, o pós-moderno é resultante da fragmentação do mundo ocidental em virtude da cultura pluralista atualmente, marcado pelo cibernético, informático e informacional. O pensamento pós-moderno é apresentado também em Jean-François Lyotard, mediante a incredulidade nos metarrelatos e época de incertezas. Partimos da hipótesede que a crônica literária se encaixa neste cenário fugaz e imediato condicionado ao homem pós-moderno. Esperamos compreender, assim, as peculiaridades conferidas a este gênero e suas relações com o contexto contemporâneo.

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Publicado

01.07.2016