O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: perspectivas institucionais e adoção nas escolas públicas de Campina Grande-PB

Autores

  • Tiago Marques Sampaio
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo

Palavras-chave:

Geografia, livro didático, ensino

Resumo

Atualmente, mesmo após o surgimento de diversas tecnologias, o livro didático permanece como o recurso pedagógico mais utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, surge a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que analisem os critérios utilizados durante o processo de elaboração e utilização do livro didático. Nesse contexto, esse trabalho busca analisar as perspectivas institucionais na participação da produção, distribuição e adoção dos livros didáticos do ensino médio de Geografia, nas escolas públicas estaduais de Campina Grande-PB. Para a realização dessa pesquisa partimos de uma revisão bibliográfica acerca da temática e também realizamos uma coleta de dados em campo, buscando verificar as coleções adotadas nas escolas públicas estaduais de ensino médio. Em seguida construímos mapas com a espacialização das informações coletadas através do software ArcGis. Por fim, analisamos a coleção mais adotada através dos critérios oficiais de avaliação, como também a partir de critérios estabelecidos por Pontuschka et al. (2007). O resultado desta pesquisa mostra que, em Campina Grande, a adoção dos livros didáticos de Geografia ocorre de maneira diversificada e que o livro mais adotado está em consonância com os critérios de avaliação oficiais e alternativos. Entretanto, constatamos que seu uso como instrumento pedagógico é falho e precisa ser revisto. Daí, por que, a nossa expectativa de que esse trabalho oportunize novas reflexões acerca da utilização do livro didático na prática pedagógica.

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Publicado

01.12.2015