SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Fábio Henrique Gonçalves Conceição
  • Maria Josefa de Menezes Almeida

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação matemática, Situação-problema

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as situações-problema como uma das perspectivas metodológicas para a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino fundamental. O estudo foi baseado na experiência pedagógica desenvolvida numa Escola Pública da Rede Federal de Ensino, através do Projeto “Letramentos Múltiplos para EJA (Proext-MEC- Sisu/2014)”, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Saberes Escolares e Práticas Educativas para a Educação de Jovens e Adultos (Seppeja/UFS/CNPq). Metodologicamente, desenvolve-se um estudo exploratório-descritivo sobre a aplicação das situações-problema como ferramenta metodológica para conduzir o processo ensino-aprendizagem de alunos da EJA, almejando atingir o objetivo de caracterizar a estratégia como elemento de contribuição para a aprendizagem matemática, a partir das situações-problema contextualizadas culturalmente. Na oportunidade, foi possível observar a inclusão dos alunos em espaço interativo de aprendizagem com maior frequência que o habitual; identificada a promoção de novo canal de desenvolvimento cognitivo a despertar o interesse e senso crítico do aluno em relação à referida disciplina escolar.

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Publicado

01.12.2015