UMA POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA QUANTITATIVO-QUALITATIVO NA PESQUISA EM PSICOLOGIA

Autores

  • Francisco Santos Pereira Júnior
  • Mussa Abacar

Palavras-chave:

Metodologia, Projeto de pesquisa, Pesquisa qualitativa, Pesquisa quantitativa, Triangulação

Resumo

Na pesquisa em psicologia, diversos estudiosos têm enfrentado, frequentemente, dificuldades concernentes à escolha do método adequado para investigação de seu objeto de estudo. Isto porque, a metodologia qualitativa é geralmente vista em oposição à metodologia quantitativa o que levanta questinamentos relativos a confiabilidade dos resultados em qualquer dessas abordagens metodológicas. Este artigo propôe evidenciar a conveniência de minimizar a dicotomia qualitativa-quantitativa, proporcionando um quadro para a concepção e realização de pesquisa psicológica baseada em métodos mistos. Assim sendo, através de esclarecimentos e argumentação possibilita-se a remoção de alguns entraves que, por ventura, possam surgir no momento da escolha do método mais apropriado por parte do pesquisador. Para tanto, a partir do exame da literatura, abordou-se as diferentes vertentes de pensamento científico que embasam o desenvolvimento metodológico da pesquisa científica e as diferentes visões sobre complementaridade, ou não, das referidas abordagens na definição metodológica do estudo científico. Diversos pesquisadores têm reconhecido que a complementaridade existe e é fundamental, tendo em vista as pretenções da pesquisa em ciências humanas, que não podem ser alcançadas por uma única abordagem metodológica. Através deste olhar, se percebeu que ambas abordagens, em pesquisa científica, concebidas até então como opostas, na verdade, estão apenas preocupadas com problemas e tópicos diferentes, entretanto, igualmente importantes. Assim, conclui-se que ambas as abordagens não são excludentes e o uso simultâneo numa investigação psicológica, pode sim, promover um melhor e mais confiável resultado.

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Publicado

01.12.2015