LITERATURA E ENSINO: perspectivas metodológicas
Palavras-chave:
Literatura, Ensino, Texto, LeitorResumo
Este artigo discute algumas perspectivas metodológicas do ensino de literatura, observando posicionamentos do professor, as causas e consequências da, ainda precária, relação entre o aluno-leitor e o texto. Desta forma, observamos aspectos da formação, o ambiente de trabalho e posicionamento do professor frente ao texto literário. Buscamos ver também como esse texto chega até o público aprendente e as perspectivas sincrônicas e diacrônicas para o ensino da literatura. Tais aspectos foram respaldados por estudiosos como Philipe Perrenoud, Perrone-Moisés, Letícia Malard, Antonio Candido, Umberto Eco, entre outros. Ao final da pesquisa é possível afirmar que o desafio do professor é contínuo e que ele tem, por um lado, a literatura e sua importância para a formação cidadã; e por outro, a desimportância dada a essa literatura pelo público ao qual ela deve ser dirigida. Esta situação é agravada tanto pelo sistema e pelas atitudes de alguns professores, quanto pela própria sociedade corrompida pelo controle midiático.