DEFICIÊNCIA E UNIVERSIDADE: um estudo sobre inclusão e superação através do tempo e alguns casos na Faculdade Sete de Setembro (Fasete)

Autores

  • Luciana Pereira de Souza Jatobá Barreto
  • Maria do Socorro Pereira de Almeida

Palavras-chave:

Deficiência, Inclusão, Superação

Resumo

O conceito de deficiência diz respeito às restrições sociais impostas às pessoas que possuem diferenças nas habilidades corporais. Desde a antiguidade, pessoas identificadas com alguma deficiência eram eliminadas ou abandonadas. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a questão da inclusão e a superação de pessoas deficientes até o ingresso nas universidades, através dos tempos, em cenários de realidades diversas, com avanços e entraves de várias ordens. Assim, buscamos, primeiramente, conceitos e ponderações a respeito de deficiência e inclusão; breves considerações a respeito das perspectivas socioculturais sobre a deficiência; e algumas visões de superação a partir dos processos históricos e sociais. A pesquisa foi realizada com enfoque em publicações científicas que possibilitaram a leitura, análise e discussão do assunto, além de uma observação em uma faculdade privada da Cidade de Paulo Afonso, interior da Bahia. Ao concluir, pudemos observar que são inegáveis os avanços com relação à inserção dos deficientes no convívio social, através da educação, entretanto, há um longo caminho ainda a ser percorrido no que se refere ao acesso e a permanência destas pessoas, para que possamos contar com a construção de uma sociedade inclusiva e cidadã.

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Publicado

01.12.2014