POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo sobre o Prouni em uma IES privada do município de Paulo Afonso-BA

Autores

  • Fabiana Pereira Martins
  • Maria do Socorro Macedo Coelho Lima

Palavras-chave:

Políticas públicas, ProUni, Ensino superior

Resumo

Este estudo realizou uma análise dos impactos socioeconômicos gerados para os beneficiários do ProUni da Faculdade Sete de Setembro, localizada no município de Paulo Afonso-BA, atentando para as características e os requisitos que promovem o acesso ao Programa, bem como identificando os reais efeitos alcançados através da implantação de uma política pública de inserção na educação superior. Os métodos de pesquisa utilizados foram o bibliográfico e a pesquisa de campo, possuindo uma abordagem descritiva. A coleta dos dados foi efetuada através da aplicação de um questionário que contemplou uma amostra de 88 bolsistas. Os dados receberam tratamento quantitativo, tendo os resultados expostos em gráficos e tabelas. Ao delinear o perfil dos bolsistas, notou-se que se enquadram nos critérios exigidos pelo Programa. Também foi registrada a ocorrência de impactos sociais e econômicos que afetam os discentes, variando apenas em atingir uma maior ou menor quantidade desses. Além disso, foram apontadas as limitações do ProUni e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanência e conclusão da graduação.

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Publicado

01.12.2014