POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo sobre o Prouni em uma IES privada do município de Paulo Afonso-BA
Palavras-chave:
Políticas públicas, ProUni, Ensino superiorResumo
Este estudo realizou uma análise dos impactos socioeconômicos gerados para os beneficiários do ProUni da Faculdade Sete de Setembro, localizada no município de Paulo Afonso-BA, atentando para as características e os requisitos que promovem o acesso ao Programa, bem como identificando os reais efeitos alcançados através da implantação de uma política pública de inserção na educação superior. Os métodos de pesquisa utilizados foram o bibliográfico e a pesquisa de campo, possuindo uma abordagem descritiva. A coleta dos dados foi efetuada através da aplicação de um questionário que contemplou uma amostra de 88 bolsistas. Os dados receberam tratamento quantitativo, tendo os resultados expostos em gráficos e tabelas. Ao delinear o perfil dos bolsistas, notou-se que se enquadram nos critérios exigidos pelo Programa. Também foi registrada a ocorrência de impactos sociais e econômicos que afetam os discentes, variando apenas em atingir uma maior ou menor quantidade desses. Além disso, foram apontadas as limitações do ProUni e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanência e conclusão da graduação.