ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Autores

  • Lucineide de Araujo Silva

Palavras-chave:

Ensino Aprendizagem, Resolução de Problemas, Conhecimento

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o ensino aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no ensino fundamental, objetivando desenvolver um estudo crítico reflexivo acerca do ensino aprendizagem de matemática, através da resolução de problemas, identificando conceitos e habilidades matemáticas no processo de construção do conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo com alunos do Programa projovem urbano, pólo de Juazeiro Paulo/Afonso, abordando a resolução de problemas como metodologia nas aulas de matemática. A partir dessa pesquisa, pode se concluir que esse método desafia suas aptidões cognitivas úteis ao contexto social em que os educandos estão inseridos, uma vez que o conhecimento ganha significado quando os alunos participam ativamente do processo ensino aprendizagem e se defrontam com situações desafiadoras.

Downloads

Publicado

01.12.2012