O SOFTWARE E SUA APLICABILIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Tecnologias, Educação Matemática, Ensino-Aprendizagem, Recurso pedagógico, Software educativoResumo
Esse artigo apresenta alguns resultados da inserção das tecnologias na educação, a partir de uma avaliação da qualidade e da aplicação dos efeitos do uso de software educativo, em situação de ensino-aprendizagem na área de Educação Matemática, no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira em Salvador-Ba. Compreendendo a abrangência da utilização de software educativo, o professor precisa repensar sua prática educativa com base na interação entre o aluno – aluno e aluno – máquina e como ferramenta que diversifica a práxis pedagógica e promove a construção de conhecimentos. O poder do computador como ferramenta educacional é indiscutível, mas deve-se usá-lo com critérios. O grande desafio para o educador é então, ultrapassar barreiras e "reaprender" a ensinar. Caso não se aperfeiçoe nesse século, o educador corre o risco de tornar seu ensino defasado, não atendendo às expectativas dos sujeitos que hoje se preocupam em construir sua aprendizagem em ambientes virtuais, utilizando o computador, a calculadora, software, o retroprojetor dentre outros recursos que a tecnologia oferece para oportunizar uma aula interativa e diferente. É necessário também, que o educador compreenda que todas as ferramentas que se quer fazer uso precisam estar voltadas para a facilitação e otimização do processo de ensino-aprendizagem, tornando o cidadão competente para conviver em sua sociedade de maneira crítica, dinâmica e participativa.