AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO: um Estudo de Caso no Engenho São Lourenço.

Autores

  • Shirlei Vieira Lima
  • Mônica Cristina de Souza Oliveira
  • Cynthia Marise dos Santos Mattosinho

Palavras-chave:

Ferramentas de comunicação de marketing, Agronegócio, Marketing

Resumo

O agronegócio é um dos assuntos mais comentados hoje na economia do país, e o desenvolvimento tecnológico neste segmento vem crescendo cada vez mais. Através deste considerável crescimento as empresas agrícolas cada precisam vez mais de estratégias para encarar o seu mercado competitivo, com isso a aplicação das ferramentas de comunicação de marketing nestas organizações tornam-se indispensáveis. Diante desta realidade, este estudo objetiva analisar as ferramentas de comunicação de marketing aplicadas às atividades do Engenho São Lourenço.Para sua realização, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como referência: livros, revistas, artigos, sites especializados no tema e também uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com questionários aplicados aos consumidores locais e revendedores dos produtos do engenho São Lourenço.No resultado final constatou-se que o Engenho São Lourenço utiliza algumas das ferramentas de comunicação de marketing em suas atividades comerciais, contudo, necessita compreender melhor a importância destas ferramentas para o desenvolvimento da empresa e perceber o valor do investimento e do retorno que o marketing pode lhe oferecer.

Downloads

Publicado

01.12.2010