A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Érika Christina Kohle
  • Fábio Silva Ortega

Palavras-chave:

Produção do conhecimento científico, Linguagem na Educação Infantil, Materialismo histórico-dialético

Resumo

Este artigo objetivou analisar as produções científicas acerca do desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil por meio do estudo de teses e dissertações defendidas no período de 2014 a 2019 em fontes digitais de informação, nas quais se detectou a presença de análises descritivas na maior parte de seus textos analisados, apesar de a maioria das pesquisas se denominarem dialéticas ou críticas. Desse modo, a ausência de contradições, de contra argumentações e de argumentações se estabeleceu como uma tendência no modo de como se produz ciência no campo da Educação Infantil, entretanto esse problema necessita ser superado pelo uso da lógica materialista dialética, em que os limites da experiência empírica são extrapolados por meio de um método que não se limita a análise de conteúdos pela observação imediata do aparente, porque para se descobrir a essência dos fenômenos é preciso ir além dos seus aspectos empíricos a partir da superação de sua aparência.

Downloads

Publicado

01.05.2021