TRÍADE DA ECOLOGIA HUMANA NO CENÁRIO DA PEDAGOGIA SOCIOAMBIENTAL: ÉTICA, ESTÉTICA E BEM-ESTAR

Autores

  • Mônica Maria Vieira Lima Barbosa

Palavras-chave:

Ecologia Humana, Pedagogia Socioambiental, Educação Ambiental, Ética, Estética, Estar bem-estar

Resumo

A Ecologia Humana na Práxis da Pedagogia Socioambiental é um formato que nos permite pesquisar e catalisar conhecimentos de Gestão/Educação Ambiental a um nicho ecopedagógico, que parte da sensibilização humana para uma percepção atenta e inteligente do momento contemporâneo, entendendo a visão restrita dos direitos humanos para a defesa dos direitos de todos os seres vivos e não-vivos. Nessa vertente, a concepção curricular Educacional, por meio da Educação Ambiental deve ser questionada, de forma vigorosa, no panorama escolar e na sociedade. A sensibilização e a necessidade de viabilizar formas de desenvolvimento sustentável adequada ao meio ambiente, deve perpassar por uma projeção de ensino focalizada na práxis e na imaginação dos educandos e educadores para compactar o objetivo e o subjetivo, em torno de situações concretas, historicamente compreendidas e geograficamente contextualizadas, fomentando a significação dos seus princípios Éticos, de uma visão holístico-estética e de uma vivência do Estar Bem-estar. Partindo dos preceitos acima, esse trabalho se direciona a realidade sócio-ambiental no intuito de contribuir para a preservação do meio ambiente sob a vertente da ecologia humana, dentro de uma perspectiva pedagógico-educacional. Dessa forma aborda-se o princípio da ecologia humana bem como o comportamento ético perante o meio ambiente.

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Publicado

01.08.2007