PRODUTOS QUE NÃO DANIFICAM O MEIO-AMBIENTE PODEM INFLUENCIAR A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR? UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RECIFE
Palavras-chave:
comportamento do consumidor, consciência ecológica, responsabilidade ambiental das empresas, desenvolvimento sustentávelResumo
Este estudo tem como objetivo geral identificar se os produtos fabricados com impactos reduzidos sobre o meio-ambiente influenciam no processo de decisão de compra do consumidor em Recife. Através da aplicação de 100 questionários padronizados nos dois maiores shoppings da cidade, os quais constaram de questões de múltipla escolha e escalas de Likert, observou-se que os consumidores têm consciência dos benefícios inerentes aos “ecoprodutos”, porém, no momento de decisão de compra, este fator não se mostrou tão relevante quanto outros como preço e qualidade. Este resultado foi relacionado com diversas variáveis culturais e demográficas, destacando-se o baixo nível de conhecimento sobre a temática ambiental, o nível de escolaridade e renda dos respondentes.