DESCOBERTA DE TEXTO E SESSÃO DE MEDIAÇÃO LEITORA:

duas experiências com base na obra “descoberta da língua escrita” de Élie Bajard

Autores

Palavras-chave:

Descoberta de Texto, Educação, Ensino da Leitura, Mediação Leitora, Pesquisa Teórico-Prática

Resumo

Diante do desafio de proporcionar às crianças a capacidade de utilizar o sistema gráfico da linguagem de maneira eficiente na vida cotidiana por meio da compreensão que conduz ao sentido, Élie Bajard, socializou práticas desenvolvidas no Projeto Arrastão na obra “Descoberta da língua escrita”, amparadas na concepção de leitura como fonte de conhecimento da cultura humana historicamente elaborada. Este artigo objetiva tornar públicas duas práticas com base nessas propostas, tais como: – “A Descoberta do texto, a procura da compreensão” e “Descoberta da literatura pela sessão de mediação” vivenciadas com as crianças de uma escola municipal do interior paulista no ano de 2021. Para isso, apresentamos dados de uma pesquisa teórico-prática, realizada por meio da metodologia de pesquisa-ação, que constatou que, por meio das práticas de Bajard, as crianças não apenas se motivam para ler em situações reais de leitura, mas também se apropriam das funções sociais da escrita.

Biografia do Autor

Dra Érika Christina Kohle, Unesp - Marília

Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II, Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras PORTUGUÊS/ALEMÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

DRA Vanilda Gonçalves de Lima, UNESP - MARÍLIA

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente cursa Tecnologia da Informação (Universidade Virtual do Estado de SP) e é integrante do grupo de pesquisa PROLEAO (Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação) coordenado pelo professor Dagoberto Buim Arena. Atua como Coordenadora Pedagógica na E. E Bento de Abreu Sampaio Vidal-Cidade de Marília. São Paulo. De setembro de 2017 a janeiro de 2018 realizou Doutorado Sanduíche (Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com o fomento da CAPES (Processo n. 88881.132175/2016-01) na Facultad de Ciencias humanas y de la Educación de Huesca. Universidad de Zaragoza (Espanha), sob a co-orientação da professora Rosa Tabernero Sala. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita e em Educação Especial, com ênfase em deficiência física. 

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Publicado

01.05.2024