DESCOBERTA DE TEXTO E SESSÃO DE MEDIAÇÃO LEITORA:
duas experiências com base na obra “descoberta da língua escrita” de Élie Bajard
Palavras-chave:
Descoberta de Texto, Educação, Ensino da Leitura, Mediação Leitora, Pesquisa Teórico-PráticaResumo
Diante do desafio de proporcionar às crianças a capacidade de utilizar o sistema gráfico da linguagem de maneira eficiente na vida cotidiana por meio da compreensão que conduz ao sentido, Élie Bajard, socializou práticas desenvolvidas no Projeto Arrastão na obra “Descoberta da língua escrita”, amparadas na concepção de leitura como fonte de conhecimento da cultura humana historicamente elaborada. Este artigo objetiva tornar públicas duas práticas com base nessas propostas, tais como: – “A Descoberta do texto, a procura da compreensão” e “Descoberta da literatura pela sessão de mediação” vivenciadas com as crianças de uma escola municipal do interior paulista no ano de 2021. Para isso, apresentamos dados de uma pesquisa teórico-prática, realizada por meio da metodologia de pesquisa-ação, que constatou que, por meio das práticas de Bajard, as crianças não apenas se motivam para ler em situações reais de leitura, mas também se apropriam das funções sociais da escrita.