ENSINO DE LEITURA FILOSÓFICA NA ESCOLA BÁSICA: Implicações da relação professor e estudante
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Leitura Filosófica, Relação Professor e EstudanteResumo
O estudo tem como objetivo compreender a relação professor e estudante e as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na escola básica. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem qualitativa, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia da produção de sentidos do narrado e do vivido. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com três professores que atuam no ensino de Filosofia na escola básica. Os resultados apontaram que a docência em Filosofia na escola básica é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com foco nas relações que professores e estudantes estabelecem no campo educativo, em que a afetividade não passa a largo.