ENSINO DE LEITURA FILOSÓFICA NA ESCOLA BÁSICA: Implicações da relação professor e estudante

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Leitura Filosófica, Relação Professor e Estudante

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a relação professor e estudante e as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na escola básica. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem qualitativa, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia da produção de sentidos do narrado e do vivido. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com três professores que atuam no ensino de Filosofia na escola básica. Os resultados apontaram que a docência em Filosofia na escola básica é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com foco nas relações que professores e estudantes estabelecem no campo educativo, em que a afetividade não passa a largo.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Diretor do Departamento de Educação - DEDU/UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Pesquisador do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, docência universitária e na Educação Básica. Desenvolve estudos com narrativas nas perspetivas metodológicas da (auto)biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Fernanda Evangelista Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Lienciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núlceo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU.

Downloads

Publicado

01.05.2024