MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL:

Um relato de experiência

Autores

  • Gildeane Hilglley Alves da Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Ensino remoto, Música, Relato de experiência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar a utilização da música como instrumento de alfabetização na prática de ensino online. Com abordagem descritiva da pesquisa qualitativa, abordamos a experiência de ensino remoto realizada com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, localizada em Aracaju-SE, por meio do Programa Residência Pedagógica (RP), em parceria com o Núcleo de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão. Utilizamos como base teórica para este trabalho alguns autores como Prado e Figueiredo (2005), Soares e Rubio (2012) e Bragatto (2012). De acordo com pesquisas teóricas e a prática em sala de aula, infere-se que a música está presente em diversos contextos do ambiente escolar e quando atrelada a atividades lúdicas, ela pode ser usada para o desenvolvimento psicossocial, motor, cognitivo e intelectual do aluno, porém, é preciso cautela na seleção desse material audível para não ocasionar prejuízos à aprendizagem da criança.

Downloads

Publicado

01.05.2024