TECENDO REFLEXÕES SOBRE O EMERGIR DE PRÁTICA EDUCATIVAS E TURISMO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU NA BAHIA

Autores

  • PEDRO PAULO SOUZA RIOS Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS
  • Aline Camila de Souza Universidado do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Identidade Cultural, Práticas Educativas, Territorialidade, Turismo

Resumo

As atividades turísticas podem se constitui como um relevante instrumento pedagógico para o fortalecimento da identidade cultural e social de comunidades, reforçado por um sentimento de pertencimento. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a escola tem implementado práticas curriculares educativas relacionadas ao turismo local, cultural e ambiental, que promovam o fortalecimento da identidade social de estudantes e as memórias presentes na história do lugar que eles pertencem. Essa pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa, com cunho etnográfico, utilizando como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, questionário e oficinas. Foi realizada em Campo Formoso – Bahia. Conforme os resultados das análises, conseguimos constatar que o município em questão não dispõe de ferramentas ou estratégias que busquem introduzir a temática do turismo nas propostas curriculares, além de que é notório o distanciamento entre o que é descrito nos documentos oficiais ao que de fato acontece no cotidiano escolar. Identificamos ainda, a ausência de diálogo entre os setores responsáveis, no sentido de articular projetos que aproximem os estudantes aos ambientes considerados pontos turísticos de referência. Há de se considerar pequenas ações que estão sendo implementadas para mudar tal realidade, a exemplo do desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo.

Biografia do Autor

Aline Camila de Souza, Universidado do Estado da Bahia

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia;

Especialização em Educação Infantil

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Publicado

01.05.2024