ESTUDO DA MEMÓRIA MOTORA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PRATICANTES DE HANDEBOL DA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA

Autores

  • Cassiano Marques da Silva
  • Gilson Pereira Souza
  • Ana Carolina Santana de Oliveira

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Memória motora, Aprendizagem motora

Resumo

O presente trabalho investigou a influência das vivencias corporais adquiridas desde os primeiros anos de vida até os dias atuais de alunos do ensino médio praticantes de handebol, a influência dessas informações motoras na construção de uma memória motora rica em diversidade de experiências utilizando práticas motoras distintas e testes de transferência para análise de resultados; possibilitando a aprendizagem de novas habilidades motoras, tendo vivencias armazenadas como base. A pesquisa buscou analisar e compreender o papel dessas vivências na construção da memória motora e o seu processo de recuperação das experiências aprendidas para influenciar o desenvolvimento de habilidades exigidas no handebol. A pesquisa foi composta por 20 alunos (homens e mulheres) de duas instituições de ensino (pública e privada); estudantes que praticam o handebol e possuem tempos de prática diferentes. Foram divididos em dois grupos: maior tempo de prática no handebol (G1) e menor tempo de prática no handebol (G2); sendo realizados dois tipos de passes (ombro e pronado) em duas formas distintas de prática motora (blocos e randômica) realizadas por ambos. Os dados apresentam resultados diferentes em relação ao teste de transferência, tendo o G1 obtido resultados superiores na transferência imediata e o G2 na transferência retardada. Diferenças entre os testes de transferência sugerem que a utilização dos tipos de prática para cada grupo, variedade de experiências em diversos tipos de atividades motoras e a frequência da prática de uma determinada habilidade possibilitam, temporariamente ou permanentemente, a consolidação de novas habilidades.

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Publicado

01.05.2021