COMO OS APLICATIVOS DE DELIVERY INTERFEREM NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO ALIMENTÍCIO EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Guilherme Bertoni Machado
  • Leandro de Fraga Giraudo

Palavras-chave:

Aplicativos, Delivery, Micro e Pequenas Empresas, Marketing

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral entender como os aplicativos de delivery interferem nas estratégias de marketing das micro e pequenas empresas de Porto Alegre. A estratégia metodológica deste trabalho possui um caráter exploratório e qualitativo. A unidade de estudo é composta por três especialistas de mercado, possuindo diferentes especialidades, como marketing, comunicação, gestão de negócios e desenvolvimento de aplicações web. A unidade de estudo também conta com um grupo de seis proprietários de micro e pequenos restaurantes de Porto Alegre. A técnica de coleta de dados envolve pesquisa bibliográfica, documental, e entrevistas em profundidade. A análise de dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo. Com isso, entende-se que os aplicativos de delivery tem uma influência positiva no mercado alimentício, trazendo uma maior demanda e dando mais espaço de mercado para as micro e pequenas empresas, entretanto a adoção destes serviços deve ser feita com cautela, pois ela trás consigo um maior custo e sendo assim uma menor margem de lucro para empresas. Aspectos como a utilização de entregadores terceirizados, estratégias de ranqueamento dentro das plataformas e análise de saturação de demanda, são observadas nas plataformas e interferem diretamente no volume de vendas e nos resultados das empresas.

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Publicado

01.03.2023