CONCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE: Representações de professores da educação profissional

Autores

  • Elvio Carlos da Costa
  • Andréia Osti

Palavras-chave:

Educação profissional, Representação social, Homossexualidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de identificar as representações de professores (as) sobre o fenômeno homossexualidade no contexto da educação profissional. Para o entendimento de questões relacionadas a Teoria da Representações Sociais, buscouse aporte teórico em Moscovici. O método utilizado consistiu na realização de um questionário online aplicado a 80 professores de uma Instituição de Ensino Profissional do Estado de São Paulo. Os resultados indicam que acerca da concepção do termo homossexualidade para os participantes, 45 (49,45%) apresentam uma representação considerada positiva, 17 (18,68%) são concepções negativas e 29 (31,87) concepções neutras. Ainda, 59% dos participantes definem que a homossexualidade é “Orientação Sexual”, 24% consideram ser “Opção Sexual”, 9% declaram ser um fator “Genético”, e apenas 1% delibera que a homossexualidade é uma “Doença”. E no que tange às razões da homossexualidade, 41% dos participantes afirmam que os homossexuais nascem assim, 13% acreditam que eles se tornam homossexuais no decorrer de sua trajetória de vida, 35% dizem que ambas as alternativas são possíveis (nascem e tornam-se homossexuais), enquanto 11% declaram que nenhuma das alternativas correspondem às razões da homossexualidade. E, sobretudo pode-se concluir que a homossexualidade precisa ser entendida em sua complexidade, exigindo ser avaliada na sua tendência, na sua configuração e nos seus atos, e isso implica que a homossexualidade esteja presente nas dimensões biológicas, psicológicas, ambientais e sociais. Enfim, uma pessoa homossexual é sobretudo um ser humano exatamente como uma pessoa heterossexual.

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Publicado

01.05.2021