O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Formação Inicial. Exercício profissional. PIBID.Resumo
O presente artigo discute a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de licenciandos em pedagogia, preparando-os para exercer seu ofício. Além disso, explicita por meio das experiências relatadas pelos pibidianos e professoras supervisoras do PIBID do biênio 2020-2022 da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco (FAPIDE) como o programa corroborou com o desenvolvimento profissional dos bolsistas e comunidade envolvida. Se ancora na pesquisa de tipo qualitativa, através da técnica de entrevista semi estruturada (realizada com alunos bolsistas, egressos e professoras supervisoras) com registro em diário de campo, relato de experiência e análise das narrativas. Não obstante, alguns resultados demonstram como o PIBID estreita a relação da Educação Básica com o Ensino Superior, refletindo-se como ele insere o licenciando no meio educacional ainda durante sua formação.