O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Danilo Vieira Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco (FAPIDE)
  • Giseliane Medeiros Lima

Palavras-chave:

Formação Inicial. Exercício profissional. PIBID.

Resumo

O presente artigo discute a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de licenciandos em pedagogia, preparando-os para exercer seu ofício. Além disso, explicita por meio das experiências relatadas pelos pibidianos e professoras supervisoras do PIBID do biênio 2020-2022 da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco (FAPIDE) como o programa corroborou com o desenvolvimento profissional dos bolsistas e comunidade envolvida. Se ancora na pesquisa de tipo qualitativa, através da técnica de entrevista semi estruturada (realizada com alunos bolsistas, egressos e professoras supervisoras) com registro em diário de campo, relato de experiência e análise das narrativas.  Não obstante, alguns resultados demonstram como o PIBID estreita a relação da Educação Básica com o Ensino Superior, refletindo-se como ele insere o licenciando no meio educacional ainda durante sua formação.

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Publicado

01.05.2025