O GÊNERO ATA: Uma descrição de elementos enunciativos no ensino de espanhol para fins específicos

Autores

  • Andréia C. Roder Carmona Ramires
  • Viviane Cristina Poletto Lugli

Palavras-chave:

Gênero, Modalizadores, Efeitos de sentido

Resumo

O objetivo deste artigo foi demonstrar dados referentes aos mecanismos enunciativos encontrados no gênero Ata, considerado um modelo de referência para o ensino/aprendizagem de espanhol em cursos de Secretariado Executivo. Fundamentado na teoria do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART,1999; DOLZ & SCHNEUWLY, 2004; DOLZ, 2009), este trabalho identificou o tipo de discurso que materializa o gênero e as sequências textuais, assim como as funções dos verbos “creer” e “deber”, considerados mecanismos enunciativos, marcadores de modalizações. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como diagnóstica. Os resultados demostram que o verbo “creer”, ao expressar-se com a forma “creo que”, funciona como uma modalização pragmática no gênero, e o verbo “deber” apresenta um número maior de ocorrências com o sentido de modalizador deôntico, refletindo uma imposição de ações a serem cumpridas. Por meio desses dados, observamos que há uma padronização semântica no uso desses mecanismos enunciativos, a qual está vinculada à situação comunicativa que motiva o uso desses elementos textuais no gênero.

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Publicado

01.04.2021