EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: O celular como recurso pedagógico

Autores

  • Fernanda Araujo Coutinho Campos
  • José Batista de Souza
  • Manoel Rodrigues de Abreu Matos

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Celular, Letramentos digitais, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar as potencialidades do celular enquanto recurso didático-pedagógico, uma vez que os jovens, atualmente, são usuários assíduos dessa ferramenta digital, e a escola não pode ser considerada uma armação de concreto que não acompanha a evolução que marca a sociedade. Metodologicamente, este estudo está pautado em uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura, pois se trata de um levantamento das potencialidades do celular como recurso pedagógico para o trabalho docente. Quanto ao aporte teórico, este estudo está embasado em Rojo (2012), Barral (2012), Braga (2013), Pretti (2017), entre outros. Como resultado deste estudo, foram levantadas diversas sugestões para a utilização do celular do aluno como recurso pedagógico, de modo que os professores possam fazer o uso dessa tecnologia em suas aulas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e o aluno mais ativo da sua própria aprendizagem, algo fundamental no contexto atual. Como principais conclusões, a pesquisa revela que o professor não deve negar nem temer o uso do celular na sua prática pedagógica, e que a escola precisa investir na formação dos professores para o uso desta e de outras ferramentas tecnológicas.

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Publicado

01.04.2021