O PROTAGONISMO JUVENIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Um estudo de caso numa escola estadual de ensino médio integral de Sergipe

Autores

  • Maria Deiviane dos Santos Freitas
  • Maria Lenilda Caetano França

Palavras-chave:

Ensino Médio Integral, Formação Integral, Gestão Democrática, Protagonismo Juvenil, Pandemia do Covid-19

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as atividades de uma Escola Estadual de Sergipe que oferta o Ensino Médio Integral tem promovido o protagonismo juvenil antes e durante a pandemia do Covid-19, haja a vista, a importância destas ações para manter os alunos ativos e participativos no seu processo de aprendizado e nas questões políticas e sociais. A metodologia seguiu o viés qualitativo, a partir de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, a qual possibilitou a contextualização e análise teórica e prática do objeto de pesquisa. Para coletar as informações entrevistamos a gestora e aplicamos questionários com a coordenadora, uma professora e três alunos. Para a análise dos resultados, nos valemos da análise de conteúdo de Bardin. A base teórica partiu dos ideais de Protagonismo Juvenil defendido por Antônio Carlos Gomes da Costa, além dos documentos oficiais da Educação. Constatamos a importância de uma gestão democrática para a efetivação do protagonismo juvenil e para o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliem na formação integral dos alunos e os preparem para lidarem com as exigências do mercado de trabalho e com as relações sociais desta nova era, num processo de intervenção em busca da construção de uma sociedade mais justa. Neste cenário, a pandemia veio acentuar a importância das novas tecnologias e oportunizou o protagonismo de forma mais consistente, pois, toda a comunidade escolar foi desafiada a se desprender do modelo tradicional, reconhecendo que todo lugar pode ser um espaço de aprendizado.

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Publicado

01.04.2021