RESPOSTA DE MERCADO ATRAVÉS DA ADOÇÃO DO MARKETING EDUCACIONAL EM ESCOLAS PRIVADAS

Autores

  • Andréa Karla Ferreira Nunes
  • Jacques Fernandes Santos
  • Filipe Antônio Araújo Moura

Palavras-chave:

Estudos Organizacionais, Transformação Organizacional, Gestão Educacional

Resumo

O mercado educacional, em um momento de saturação faz com que cada escola busque alternativas para mostrar seu diferencial e potencialidades perante as concorrentes. A competitividade permite que algumas instituições percam espaço e necessitem de um reposicionamento. Este trabalho verifica a importância do Marketing Educacional no processo de reposicionamento estratégico, atração e retenção de clientes em instituições e avaliação da gestão escolar, que identificaram uma perda considerável de mercado. A pesquisa bibliográfica objetivou apresentar as teorias de diversos autores acerca deste tema, descrevendo os instrumentos utilizados pelo Marketing que servem de base para a elaboração de um planejamento estratégico tendo como principal foco o Marketing Educacional. Para análise dos conceitos apresentados foi feito um estudo de caso em uma instituição escolar na cidade de Aracaju, em Sergipe, que serviu de escopo para hipóteses, discussões, questionamentos e sugestões. Por fim, a pesquisa conclui que o Marketing Educacional contribui para as instituições, unindo os conhecimentos abordados ao estudo.

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Publicado

01.04.2021