TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL APLICADA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH
Palavras-chave:
TCC, TDAH, Psicoterapia, Crianças, AdolescentesResumo
A Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC é uma abordagem terapêutica que visa melhorar o bem-estar psicológico e social, focando na modificação de padrões de pensamento e comportamento. Este estudo se propôs a avaliar os impactos positivos da TCC na vida de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. O objetivo principal foi avaliar os benefícios da TCC no tratamento do TDAH em crianças e adolescentes, visando melhorias no funcionamento social e na qualidade de vida. A pesquisa, de base qualitativa, utilizou uma amostra composta por 22 artigos de quatro áreas de conhecimento, publicados nos últimos dez anos. A metodologia aplicada buscou analisar a eficácia da TCC, especialmente quando integrada a abordagens multidisciplinares. Os resultados indicam que a TCC pode ser eficaz no tratamento do TDAH, contribuindo para a redução dos sintomas e promovendo melhorias significativas na qualidade de vida e no funcionamento social de crianças e adolescentes, principalmente quando associada a práticas multidisciplinares. Esses achados ressaltam a relevância da TCC como uma intervenção terapêutica benéfica para essa população.