A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
prática docente, espaços e brincadeira
Palavras-chave:
Brincar, Educação Infantil, Espaços, Prática Docente, Protagonismo InfantilResumo
O presente artigo propõe como objetivo principal refletir sobre o protagonismo da criança na educação infantil, a partir de concepções teóricas sobre a prática docente, o brincar e os espaços de aprendizagens. Especificamente, assume a intenção de compreender os modos de ser e estar dos professores de educação Infantil que contemplem o protagonismo das crianças; identificar como a organização dos espaços pedagógicos, influência nas experiências das crianças na educação infantil e evidenciar como as brincadeiras possibilitam o protagonismo infantil. Este estudo se constitui por meio da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Como base teórica, o estudo assume os pressupostos da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância, a partir das reflexões de autores como Friedman (2022), Martins Filho (2022), Oliveira et al. (2022), Fochi (2022), Corsaro (2011) e Sarmento (2009). As análises dos resultados nos mostram que a concepção do professor acerca da infância e da criança torna-se importante na construção do protagonismo infantil, assim como, os espaços necessitam ser cuidadosamente planejados, propiciando escolhas e movimentos para as crianças. Ademais, as brincadeiras são possibilidades de expressão de culturas infantis, situações lúdicas em que as crianças se comunicam e protagonizam experiências decisivas em seu processo de interação no espaço escolar.