APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA POR PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS

Autores

  • Edna Gama do Nascimento
  • Fabrício Oliveira da Silva

Palavras-chave:

Aprendizagens experienciais, Alfabetização, Formação de professores/as

Resumo

Este artigo é parte integrante dos resultados das análises de informações de uma pesquisa maior desenvolvida em âmbito de Programa de Pós-Graduação em Educação de uma instituição pública de Ensino Superior do estado da Bahia.  Com tema central ancorado nos saberes e práticas docentes alfabetizadores/as, o presente estudo tem como objetivo compreender as aprendizagens experienciais que professores/as alfabetizadores/as constroem do no processo de formação e de atuação profissional. Trata-se uma pesquisa qualitativa, de abordagem (auto)biográfica desenvolvida a partir de entrevistas narrativas com quatro colaboradores: um professor alfabetizador e três professoras alfabetizadoras. As narrativas enquanto dispositivo da pesquisa, possibilitaram a compreensão dos acontecimentos e das experiências docentes ao longo de suas histórias de vida-formação, com destaque aos modos como aprenderam a alfabetizar crianças numa perspectiva teórica e de como as experiências logradas no cotidiano escolar se constituíram em aprendizagens docentes.

Downloads

Publicado

01.12.2022